Alfabeto Coreano

O alfabeto coreano é formado por 10 vogais básicas e 14 consoantes básicas. A língua coreana é a língua oficial da Coreia, tanto a do Norte como a do Sul. O sistema de escrita coreano é chamado de hangul, que é um alfabeto fonético e o hanja, composto por caracteres sino-coreanos.

O alfabeto é, essencialmente, constituído por palavras silabárias. Um sílaba pode ser possuidora de um batchim (referência a uma consoante final) ou não, podendo conter no máximo quatro letras. O hangul foi inventado na disnatia do Rei Sejong por volta de 1214. Sejong encomendou o alfabeto a universitários, pois até então a Coréia só utilizava o hanja (caracteres chineses). Este alfabeto foi rejeitado, inicialmente, por letristas que achavam mais sofisticado continuar usando os caracteres chineses. O hangul só se popularizou no começo do século XX, com a chegada da educação em massa na Coréia. Ao contrário dos caracteres japoneses (hiragana e katana), o alfabeto coreano é composto verdadeiramente de consoantes e vogais, formando um alfabeto de fato.

Em meados dos anos 1990, a cultura asiática, como um todo, ganhou força no ocidente. A cultura popular sul-coreana é uma das mais populares. Atualmente o coreano é muito estudado por fãs da Hallyu – a onda coreana – com grupos em toda a Europa, Brasil, México, Estados Unidos e na próprio Ásia.

Classificação


O coreano é frequentemente classificado como um idioma isolado, não existindo um consenso por parte dos linguistas sobre a sua classificação. Entretanto, há certos indícios de familiaridade com as línguas altaicas, devido às numerosas semelhanças gramaticais e a fenômenos como a harmonia vocálica. Por esse motivo o alfabeto apresenta um similaridade com a língua japonesa, com caracteres idênticos (ga, ka, e) e formação gramatical igual (sujeito-objeto-verbo).

O hangugo (língua coreana) compõe-se de mais diversidade sonora que o nihongo (língua japonesa). Apesar de apresentar caracteres do alfabeto chinês, é consenso entre os linguistas que o chinês e o coreano não têm parentesco.

Vogais


alfabeto-coreano-vogais

Consoantes


alfabeto-coreano-consoantes