O bordado é uma forma de criar a mão, ou com uma máquina, desenhos, figuras ornamentais, palavras e frases em um tecido, utilizando diversas ferramentas como agulhas, fios de algodão, de seda, de lã, de linho, dentre outros materiais.

O ponto cruz é umas das formas de bordado mais comuns. Os registros históricos dessa técnica coincidem com a pré-história. No tempo das cavernas, o ponto cruz já era utilizado para costurar as vestimentas, feitas de pele de animal. Agulhas de osso e tripas de animais ou fibras vegetais (no lugar de linhas) eram as principais ferramentas usadas. Na antiguidade, os romanos descreviam o bordado com ” pintura com agulhas”, mas foram os babilônicos que batizaram esta técnica.  Há ainda quem acredite que o ponto cruz surgiu na China, sendo posteriormente levado para a Europa.

Em meio a uma grande popularização do ponto cruz surgiram os mostruários – uma forma de facilitar a comercialização da mão-de-obra. Apesar uma pratica bem antiga, o bordado ainda permanece atual e atende as necessidades e o gosto da mulher moderna.

Para quem quer começar a fazer seu próprio bordado, um dos primeiros passos é aprender o alfabeto em ponto cruz. Segue abaixo alguns modelos de fontes, dos mais simples aos mais sofisticados:

Alfabeto em Ponto de Cruz Alfabeto em Ponto de Cruz