Do dicionário – conjunto de letras que são usadas para representar as palavras de uma língua. Do grego ἄλφα (alfa) βῆτα (beta), as duas primeiras letras do alfabeto grego.

Visualizar o alfabeto é de fundamental importância para todos aqueles em processo de alfabetização, no caso das crianças faz com que as mesmas sintam-se mais seguras ao reproduzi-las no papel. Ao imaginar uma palavra a ser escrita, os pequenos conseguem montá-la copiando o traçado correto das letras. Com o tempo o aprendizado flui e naturalmente não é mais preciso disponibilizar o alfabeto impresso.

A oportunidade de visualizar o alfabeto se constitui também em autonomia, pois a criança deixa de depender do professor ou da ajuda dos pais, conseguindo sozinha elucidar a sua imprecisão, tornando-se mais segura. Porém, não basta que o alfabeto esteja afixado na parede, é preciso incentivar os alunos a usá-los propondo atividades que despertem o interesse na fixação dos símbolos.

Com isso, as aulas de alfabetização ficam dinâmicas, as crianças não se sentem pressionadas pela obrigação de aprender a ler e escrever. O processo vai acontecendo de forma natural, aos poucos, suave, sem impor regras e formas corretas a serem seguidas.

Segue abaixo alguns exemplos de alfabeto para imprimir: