O alfabeto hebraico, também conhecido como Alef-Beit, é o abjad, sistema de escrita no qual os símbolos das letras representam consoantes quando lidos, utilizado para a escrita em hebraico. A língua semítica pertencente à família das línguas afro-asiáticas, falada em Israel, foi criada por volta do século III a.C. Também é utilizada para escrever o iídiche, língua germânica fala pelos judeus da Europa Oriental e Alemanha. Assim como na escrita árabe, nesse alfabeto, os textos são escritos no sentido anti-horário ou seja, da direita para a esquerda.

O alfabeto é composto por 22 letras que devem ser além de escritas lidas da direita para esquerda. Há quatro escritas hebraicas usadas atualmente: o alfabeto padrão, o alfabeto manual, a escrita Rashi e a escita Ashurita (usada nos rolos de Torá escritos, tefilin, mezuzot e meguilot).

Cada consoante pode ser lida com os sons ‘a’, ‘ê’, ‘é’, ‘i’, ‘o’, ‘u’ ou pode ser ‘muda’. Por exemplo, a letra pode ser lida como la, lê, lé, lí, lo, lu ou também ser muda. As letras ‘sofít’ ךףםןץ sempre aparecem no final das palavras, o termo significa do fim, do final, em português. As letras בּ ,פּ e כּ têm dois sons diferentes. A diferenciação se faz pelo uso de um ‘nikúd’ (pontuação que indica vogal) chamado ‘daguêsh’. O hebraico moderno faz pouco uso dos acentos que indicam vogais.

alfabeto-hebraico

As letras אהע ,ו e י


א pode ser lida como á, ê, é, i, u, ou ser ‘muda’. Na grande maioria das palavras ela é lida como ‘a’, ‘é’ ou ‘ê’.

Exemplos: (ahavá – amor) אהבה; (éifo – onde) איפה

ו pode ser lida com sons o, ó, u.

Exemplos: (cuscuz ) קוסקוס; (Bruno) ברונו

ה  tem a mesma equivalência de som com a א, porém, geralmente, a ה é pronunciada como ‘rr’. Quando a mesma aparece no final das palavras é pronunciada como ‘á’ (tônico).

Exemplos: (arravá – amor) אהבה; (chultzá – camiseta) חולצה

י geralmente é pronunciada como “i”.

ע no hebraico moderno, equivale aos sons da letra א, ou seja, a, ê, é, i, o, u. Assim como acontece com א, a letra ע quase sempre representa ‘a’, ‘ê’, ‘e’.

Exemplos: (avodá – trabalho) עבודה; (êzrá – ajuda) עזרה