O alfabeto em inglês moderno é composto por 26 letras pertencentes ao alfabeto latino. Embora o inglês, graficamente, seja igual ao português, devido ambos os alfabetos serem de origem latina, existe uma diferença quanto à pronúncia das letras.

Saber a pronúncia – o som – das letras do alfabeto é importante para soletrar palavras. Em inglês é muito comum um jogo chamado “Spelling Game”, jogo de soletração, no qual as crianças se divertem e desdo cedo começam a soletrar o maior número de palavras possíveis, avançando aos poucos o grau de dificuldade.

É preciso atenção quanto à pronúncia, não é porque uma palavra começa com a letra ‘a’ que sua pronúncia deverá começar com “ei”. Por exemplo, o correto é pronunciar /épou/ (apple = maçã) e não /eiple/.

Letra e pronuncia do alfabeto em inglês

História:


Inglês Arcaico

A língua inglesa originalmente foi escrita no alfabeto anglo-saxão, em uso desde o século V. Este alfabeto tem origens na ilha que hoje corresponde à Inglaterra, juntamente à proto-forma da linguagem própria, pelos Anglo-Saxão. Poucos exemplos sobreviveram até os dias atuais, sendo essas, na maioria, inscrições curtas ou fragmentos. O alfabeto latino, introduzido pelos missionários cristãos, por volta do século VII, foi quem começou a mudar a escrita Anglo-Saxônica, embora, por algum tempo, uma não anulou a outra.

Em 1011, um escritor chamado Byrhtferð ordenou o alfabeto arcaico inglês em ordem numérica. Na lista do escritor temos as 24 letras do alfabeto latino e 5 letras inglesas adicionadas posteriormente:

 A B C D E F G H I K L M N O P Q R S T V X Y Z & ⁊ Ƿ Þ Ð Æ

Inglês Moderno

No inglês moderno, as letras thorn (B), eth (D), wynn (P) e yogh (Z), se tornaram obsoletas. Thorn e eth passaram a ser representadas por th. A letra Wynn foi retirada do inglês no século XIV quando foi suplantada pelo uu, hoje correspondente ao ‘W’. Yogh deixou o alfabeto por volta do século XV sendo substituída por gh. Já as letras ‘U’e ‘J’ foram introduzidas no século XVI, e ‘W’ passou a assumir o status de uma letra independente, hoje o alfabeto inglês tem 26 letras:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

O inglês moderno contém um vocabulário muito grande, devido à assimilação de inúmeras palavras de muitos outros idiomas ao longo da história. O inglês não só assimilou palavras de línguas europeias, mas também de todo o mundo, incluindo palavras do hindi e de origem africana.